Psicoterapia
Sobre a Psicanálise / Psicoterapia Individual
A psicoterapia psicanalítica é voltada para diversas demandas apresentadas pelo paciente. As sessões para adultos e outros públicos são estabelecidas em horários fixos na frequência mínima necessária para realizar um trabalho de qualidade. Ainda que Freud tenha sido o fundador da psicanálise e um inovador ao qual temos admiração e respeito pela sua criação, hoje temos a Psicanálise Contemporânea, na qual consideramos vértices de outros autores que seguiram desenvolvendo a psicanálise como Bion, Ogden, Antonino Ferro, Janine Puget, entre outros. Isto difere na forma de atender perante as modificações da técnica psicanalítica. Acredito que a psicanálise contemporânea se preocupa em desenvolver “instrumentos” psíquicos/internos na sessão que possibilitem o pensar e seus desdobramentos; o que faz ampliar a capacidade e o continente para lidar com as emoções.
Cito alguns elementos aqui que podem ser válidos para pensar em buscar ajuda profissional: somatizações – sintomas sem origem física detectada; atitudes impulsivas; compulsões; paralisações; situações de maior gravidade que envolvem riscos de vida; alucinações; além dos “diagnósticos clássicos” como ansiedade, depressão e outros nomes já sabidos por vocês. Eu diria que enquanto houver condição humana, há áreas não desenvolvidas da mente em todos, então o indivíduo pode se beneficiar da psicanálise. Já parou para pensar sobre isso? Como anda sua saúde mental?
Psicoterapia de criança

A psicoterapia psicanalítica de crianças é voltada para as diversas demandas presentes na infância tais como agitação, irritabilidade e “explosões”, dificuldades relacionais, “aprendizagem”, timidez, entre outros tantos aspectos. Muitas vezes, é na escola que surgem indícios de possíveis questões no desenvolvimento psíquico-emocional, que necessitam da investigação do profissional psi. É a partir do lúdico que vamos trabalhando com as crianças, seja este lúdico a caixa de brinquedos individual bem como a possibilidade de jogos em plataformas virtuais ou aparelhos eletrônicos. Qualquer dúvida sobre, aguardo seu contato!
Psicoterapia de adolescentes

A psicoterapia psicanalítica de adolescentes é voltada para as diversas facetas envolvidas na adolescência a partir da demanda de cada um. Como em Psicanálise, trabalhamos a partir do inconsciente, sentimentos e emoções, é possível abranger aquilo que o paciente nos apresenta de seus multiversos – sua multidimensionalidade da mente. Nas especificidades do atendimento, ressalto que o psicoterapeuta precisa estar atento às diversas formas de comunicação que, muitas vezes, podem não ser feitas através da fala, mas, por exemplo, através de jogos, vídeos. Também penso que é necessário se aproximar do mundo do adolescente, tendo abertura e disponibilidade interna necessárias para fazer um mergulho nesse mundo apresentado por ele, sustentando psiquicamente para ir construindo as possibilidades e desdobramentos do desenvolvimento psíquico-emocional.
Intervenção conjunta pais-filhos

A intervenção conjunta é uma modalidade de atendimento, na qual os membros da família são convidados a comparecer em conjunto na sessão. Poderia ser uma mãe e seu bebê assim como pais e filhos, e ainda outros familiares que morem na mesma residência. A finalidade é tentar observar, a partir das relações, aquilo que se passa e então, o psicoterapeuta ou psicanalista apresentará os pontos para esta família, definindo quem tem demanda de análise. Por exemplo, um dos familiares pode seguir a psicoterapia individualmente com o profissional, se houver necessidade. Para realizar esta modalidade de atendimento, é extremamente importante o profissional ter a prática da observação de bebês que nos aprimora para tal modalidade.
Supervisão Clínica

É uma modalidade oferecida a profissionais de psicologia que queiram ter uma experiência de supervisão na abordagem psicanalítica contemporânea. Sabemos da importância, em Psicanálise, de ter este outro olhar que auxilia na apresentação de outros pontos de vista, necessários para crescimento e desenvolvimento profissional.
Cursos, palestras e grupos de estudos

Compartilhar o que se está em constante construção, é sempre uma satisfação e os estudos em nossa área necessitam continuidades e atualizações. Tenho experiência com as temáticas de: adolescência – diversos temas; gêneros e sexualidades; atualidades da clínica contemporânea; transmissão psíquica – transgeracionalidade; crianças; atendimento online e as obras de Antonino Ferro. A formação de grupos de estudos para profissionais ou estudantes da área é realizada mediante demanda apresentada, organizando antecipadamente com número mínimo de participantes e frequência a definir. Para maiores informações, aguardo seu contato!
Assistência técnica

O trabalho como assistente técnica, contratado por uma das partes envolvidas no processo judicial, é realizado junto ao processo e demais documentos produzidos. A assistência técnica participa na elaboração de quesitos – perguntas a serem respondidas pela perícia designada – antes da avaliação acontecer e possíveis pareceres após a realização da perícia, quando e se necessário. *Demanda aceita somente conforme critérios a serem verificados diretamente com a profissional.